Entrevista com segmentos da escola

I – OS DIRIGENTES
Nós diretores, precisamos de apoio e compreensão de toda comunidade escolar para que nossas metas sejam conquistadas com êxito, pois só assim o resultado de nosso trabalho será recompensador e Nós, gratificante Somos os interlocutores entre Escola e a comunidade, para que possa compartilhar dos problemas educacionais levando-a a conhecer mais sobre o desenvolvimento dos filhos em relação ao que se tem ensinado na escola. A sala do diretor não deve ser o regulador da disciplina. Ela precisa ser um local aberto onde as pessoas possam entrar livremente para mostrar as coisas que fizeram bem-feitas.
O diretor precisa ser visível, uma pessoa real e atuante, mesmo que isto o torne mais vulnerável.
II – OS PROFESSORES
O projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento escolar, de melhoria da escola e de participação, “Serve para que a gente trabalhe dentro das metas e objetivos que queremos atingir, quer dizer, serve para organizar, de fato, a escola. Todo mundo trabalhando sabendo por que e para que estamos trabalhando, qual a meta que queremos atingir com o trabalho, que o projeto foi elaborado por todo mundo da escola, professores, serviços gerais, alunos, todo mundo participou”
III - FUNCIONÁRIOS
É preciso integrar os funcionários da escola
Os responsáveis pelas atividades que dão suporte ao ensino precisam estar integrados ao projeto político pedagógico. A escola, como qualquer instituição, funciona como um organismo: para que tudo ande perfeitamente e os objetivos sejam atingidos, cada parte precisa executar bem as respectivas funções. Os professores são os responsáveis pelo ensino dos conteúdos curriculares, mas os demais funcionários também participam do processo educacional, dando o suporte necessário para que a aprendizagem aconteça. São diversos os servidores que exercem as funções de apoio ao pedagógico: o pessoal da limpeza, as merendeiras, os secretários, os bibliotecários. Alguns atuam sozinhos em sua área e outros em equipe.
Será que eles conhecem a importância do que fazem para o bom desempenho da escola? Sabem que também são educadores? "Uma das funções dos gestores é fazer com que os diversos profissionais se sintam integrados aos objetivos da escola e responsáveis pelas metas".

Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário